Conectando pessoas e marcas

Inbound Marketing

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. O inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, pois não são feitas compras de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros.

Na prática, a empresa gera conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet.

A partir daí, os clientes são captados através dos assuntos que eles procuram e que fazem parte do site da empresa.

O inbound é um estilo de marketing que foca na otimização do seu negócio para não correr atrás de clientes. É comum dizer no mercado que essa estratégia não compra a atenção dos clientes, pois a empresa gera conteúdo altamente relevante para e o próprio consumidor vai de encontro à empresa.

O inbound marketing é menos invasivo e tem a capacidade de criar relações mais próximas com os consumidores.

Tais relações vão desde a venda de produtos relacionados aos clientes já fidelizados, novos produtos do mesmo nicho ou até mesmo produtos distintos que o cliente pode se interessar.

Processos

Atrair Tráfego

O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de inbound marketing é gerar tráfego para o seu website. Utilizando de técnicas, email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir seu alcance dentro do público-alvo, atraindo ele para o conteúdo de qualidade produzido especialmente para impacta-lo.

Transformar o visitante em lead

Através da campanha de marketing digital bem estruturada e com um objetivo claro, geramos conteúdo relevante para o usuário e fim de nos tornar para ele, autoridade no assunto.

Vender e Fidelizar

Quando o cliente confia no produto ou serviço ele compra. Através do nosso conteúdo envolvente o lead vira cliente.

Perguntas

Para essa pergunta minha resposta é: o Inbound Marketing não está crescendo rápido no Brasil. Eu mesma comecei no Inbound em 2014, mas a metodologia já existia há quase uma década e eu não tinha conhecimento! O que eu acredito é que o Inbound está sendo mais aplicado no Brasil nos últimos anos porque empresas e gestores estão tendo maior comprovação de que com as velhas técnicas estavam perdendo faturamento. Com a crise batendo na porta de praticamente todo mundo, foi preciso aceitar e implementar o que parecia ser novo, mas já trazia resultado para muita gente!
O Inbound Marketing é barato quando comparado ao "marketing tradicional". Sempre que vou palestrar sobre o assunto ou iniciar uma nova consultoria, costumo pegar nesse ponto. Tenho clientes que investiam o dobro do que investem em Inbound, para fazer anúncios em outdoors e panfletagem. O ROI (retorno sobre investimento) não era medido e as vendas não aumentavam. Já o único ponto negativo para mim (apaixonada por Inbound) é que o retorno não é imediato. Também sempre deixo isso muito claro aos meus clientes: não espere resultados consistentes antes de 6 meses de trabalho! O Inbound é feito por etapas e devemos respeitá-las.
Com certeza! Muitos profissionais de Inbound querem vender o serviço como sendo uma transformação que deixará de lado o Outbound marketing. Eu não acredito nisso. Acredito em estratégias bem planejadas, em que os dois modelos se encontram e se complementam para gerar resultados!